Livros

CAPA ERGODESIGN IMG-6422“Ergodesign e Arquitetura de Informação – Trabalhando com o Usuário”
(4a. edição, revista e ampliada)
Autor: Luiz Agner
Editora: Senac, 2018
ISBN:  978-85-7756-444-6

Ergodesign é um conceito surgido há pelo menos duas décadas para estabelecer a conexão entre as disciplinas Ergonomia e Design. Essa ideia coloca em foco o usuário e sua relação com uma interface homem-máquina.

Com a expansão do mercado para UX (User eXperience – uma das áreas relacionadas ao ergodesign) surgem diversos tipos de participação possíveis: como consultor, contratado, terceirizado, professor, estagiário ou até servidor público. Isso tudo sem falar na onda das startups.

Em Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário, Luiz Agner cumpriu a função de apresentar uma série de conceitos e ideias novas para os alunos de design, valendo-se do crescente interesse pelo design de interação e UX nas universidades e empresas brasileiras.

Primeira obra em português a tratar do assunto arquitetura de informação com propriedade, esta 4a edição revista e ampliada traz ainda mais conteúdo para o estudante e o profissional de diversas áreas sobre o projeto de sistemas centrado no usuário.

Em breve nas melhores livrarias.
Mas já pode ser encomendado na Amazon. Clique em https://amzn.to/2AIhdHS   

 

Prefácio à 1a. Edição – por Peter Morville

Arquiteto de informação, é como eu me apresento. Organizo sites na internet para usuários encontrarem o que procuram. Essa simples explicação parece funcionar. A metáfora implícita evoca uma visão de plantas (blueprints) e estruturas, criando assim uma ponte entre a experiência física e a digital. E, como usuários, todos sabemos o quanto é fácil se perder em um grande website. Todos conhecemos o valor da findability.*
Decididamente, a prática da arquitetura de informação está longe de ser uma coisa simples. O design de sistemas de busca e navegação que considerem tanto as necessidades do usuário quanto os objetivos das empresas pode ser deveras complexo.
Como construir taxonomias para conteúdos crescentes? Como lidar com pessoas que usam palavras-chave erradas? Como criar um equilíbrio entre usabilidade e estética? Essas são perguntas simples sem respostas universais. Cada site apresenta o próprio desafio.
Ao longo da minha carreira, tive o privilégio de trabalhar em alguns dos sites mais desafiadores e de falar com arquitetos de informação muito experientes em diversos países.
Há pouco tempo, visitei o Brasil. E foi no Rio de Janeiro e em São Paulo que encontrei alguns dos mais inteligentes e mais apaixonados arquitetos de informação que já conheci. Existem poucos, o que é um problema sério. Como pode um grupo de pessoas resolver a rápida expansão das necessidades de uma população de massas? A resposta é simples: eles não conseguirão. O Brasil precisa de mais arquitetos de informação e, assim, de mais designers, de mais profissionais de comunicação e marketing, que compreendam os principais conceitos e as melhores práticas da arquitetura de informação.
A educação é a chave para o sucesso. Somente compartilhando nosso conhecimento podemos ter a esperança de superar a disciplina e de construir uma comunidade. Este notável livro de Luiz Agner é um grande meio de se começar. Compre-o, leia-o, compartilhe-o. Essa é a melhor maneira de se tornar um arquiteto de informação.
Peter Morville – Autor de Intertwingled, Ambient Findability e coautor de Information Architecture for the Web and Beyond

 

* Termo utilizado por Peter Morville, que significa “encontrabilidade” ou a facilidade com que uma informação pode ser encontrada.

 

 

7 comentários

  1. Rodrigo · agosto 21, 2015

    Prezado, Luiz Agner boa tarde.

    Estou interessado em comprar o seu livro (a 3º edição) porém não estou conseguindo encontra-lo na internet. Você pode me dar uma dica de onde comprar aqui no Rio de Janeiro?

    Abraços

    Curtir

  2. Luiz Agner · novembro 13, 2015

    O meu livro encontra-se esgotado!
    Se você o desejar, pode realizar o seu download pelo link informado logo acima.

    Curtir

  3. Rey Britto · abril 13, 2016

    Estou ansioso para a leitura do seu livro, não consegui compra-lo mas fiz o download, obrigado!

    Curtir

  4. Luiz Agner · abril 14, 2016

    Rey,
    Faça bom uso do trabalho!
    Estou preparando uma 4a. edição para sair ainda este ano!
    Abraços.

    Curtir

  5. Ana Godoy · janeiro 8, 2018

    Olá! Tentei fazer o download conforme indicado mas retorna página não encontrada. Seria possível você corrigir o link? Muito grata!

    Curtir

    • Luiz Agner · janeiro 10, 2018

      Ana:
      Obrigado pela sua informação e interesse.
      Verifique se o link está OK agora.

      Curtir

  6. Ana Godoy · janeiro 10, 2018

    Oi! está certinho, muito grata! Este livro é bibliografia do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM. Aguardamos ansiosos a nova edição. Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta para Rodrigo Cancelar resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s