Marketing digital como instrumento de controle

Esta foi a minha apresentação realizada no Simpósio Nacional da ABCiber 2018, em Juiz de Fora, MG.

Nas mídias sociais, hoje em dia, qualquer pessoa pode postar os seus pensamentos. A capacidade de disseminar ideias não encontra-se mais limitada por uma infraestrutura centralizada e cara de broadcasting e mídias de massa. “Estaríamos vivendo a “Era de Ouro” da liberdade de expressão?” pergunta-se a tecno-socióloga Zeynep Tufekci, escritora e professora da Universidade da Carolina do Norte.  Nada disso! A coisa não é bem assim…

Atualmente, o limite da nossa liberdade de expressão vincula-se aos limites de nossa habilidade de captar a atenção das pessoas.  Só que esta capacidade está cada vez mais controlada por poucas plataformas e por seus algoritmos baseados em machine learning para espalhar a vigilância. O modelo de negócios dos gigantes da internet tem sido justamente captar a atenção de todas as pessoas, através de uma infraestrutura de vigilância massiva que nos faz clicar em anúncios automatizados.

Vamos abrir o olho… A situação em que vivemos é, na realidade, mais compatível com regimes autoritários, com a propaganda, a desinformação e a polarização, do que com o conceito democrático de liberdade de pensamento e expressão!

 

Luiz Agner: apresentação no ABCiber 2018.

Luiz Agner: Apresentação de artigo no simpósio ABCiber 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s