Esta foi a defesa de doutorado da minha co-orientanda da PUC-Rio, a professora Isabella Muniz. Isabella desenvolveu uma consistente e aprofundada pesquisa envolvendo aspectos conceituais, metodológicos e práticos do Design de Interação aplicado à Educação a Distância, com contribuições à teoria da Usabilidade Pedagógica. Sua banca de defesa (na foto, pela ordem, os professores Guiseppe Amado, Eduardo Ariel, Gilda de Campos, Isabella Muniz, Sophia Roslindo, Luiz Agner e Luis Antonio Coelho) aprovou a sua tese com louvor. Parabéns, Isabella! Agradeço a você pelo convite da co-orientação e igualmente ao prof. Luis Antonio pela oportunidade que me deu de participar desta bela pesquisa.
A tese da Isabella tratou da interação mediada por ferramentas de comunicação e colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem, dentro do contexto da educação a distância (EAD), partindo do olhar da usabilidade pedagógica e do design da interação. O estudo tem como objetivo localizar necessidades e questões que podem influenciar o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para o planejamento e a implementação de estratégias pedagógicas colaborativas, a partir de relatos de docentes. Foram realizadas entrevistas não-diretivas com profissionais da EAD para fundamentar o desenvolvimento de cenários que serviram de temas para a técnica da entrevista baseada em cenários, com docentes tutores.
Os resultados expõem o crescimento do papel da tutoria em EAD nos modelos pedagógicos que propõem estratégias de ensino colaborativas, acarretando a necessidade de sistemas que apoiem as tarefas do tutor dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem.
Quanto profissional bom em uma única foto 😀
Parabéns Isabella e Agner!! Vou dar uma lida nos slides … tem a tese disponível na internet para leitura?
CurtirCurtir
Valeu, Felipe!! Quando estiver disponível publico o link aqui.
CurtirCurtir