Anamaria de Moraes (1942 – 2012)

É com extremo pesar que redijo este post. Lamento enormemente o falecimento de Anamaria de Moraes, professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, e que foi a minha orientadora de doutorado na mesma Universidade, além de eterna inspiradora acadêmica de toda uma geração. Sua morte se deu hoje de madrugada, em Recife, onde a professora estava para o 18º Congresso Mundial de Ergonomia (IEA 2012).

Anamaria era formada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 2006, Anamaria foi homenageada no IEA 2006 – 16º Word Congress Ergonomics Maastricht the Netherlands no qual recebeu o título de “Fellow”, a única latino-americana a receber tal homenagem, concedida a pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento internacional da Ergonomia.

Autora e co-autora de vários livros, titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e uma das principais pesquisadoras de Design no Brasil, Anamaria liderou o LEUI (Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces) e orientava dezenas de dissertações e teses na área, que refletiam sua expressiva produção científica e acadêmica.

http://platform.twitter.com/widgets.js

3 comentários

  1. djalma rodrigues · março 2, 2012

    Fico muito triste ao saber da passagem de nossa querida amiga Anamaria.
    Era uma entusiasta do Design, e tinha a Ergonomia nas veias.
    Fui aluno dela nos anos 80, e desde então sempre se mostrou disposta ao debate e discussão da atuação do Designer no Brasil, como também era uma grande incentivadora da juventude, como eu, naquela época um principiante.
    Que descanse em paz, e muito obrigado Anamaria.
    Djalma Rodrigues

    Curtir

  2. Luiz Agner · março 2, 2012

    Djalma,
    todos estamos consternados com o seu súbito desaparecimento. Ela vai deixar uma lacuna muito grande no ensino e na pesquisa em Design no Brasil. 😦 Será um desafio para todos nós manter a peteca no ar.

    Curtir

  3. pumps · agosto 2, 2012

    Oi eu sou Scott Lee, analista, consultor, palestrante, estrategista e escritor sobre temas relacionados com tecnologia de conteúdo digital.
    Post interessante!
    pumps

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s