Testando o instrumento de mão do Censo 2010

Apresentação realizada no I Encontro de Teste de Software para o Censo Demográfico 2010 / IBGE.

Quase todos os países fazem os seus censos demográficos, em cada década, contando seus habitantes e gerando dados para identificar características (idade, sexo, cor, religião, educação, trabalho, migração, entre outras), conhecer as condições de vida da população e seu desenvolvimento socioeconômico, e para desenhar um retrato exato da realidade nacional.

O Censo Demográfico 2010, a ser conduzido pelo IBGE, será uma colossal operação de coleta de dados, mobilizando um enorme conjunto de pessoas desde a fase de planejamento até a divulgação dos resultados. 200 milhões de cidadãos serão pesquisados em aproximadamente 60 milhões de domicílios, localizados em 5.565 municípios. Cerca de 190 mil pessoas serão contratadas para os trabalhos de pré-coleta e coleta de dados, supervisão, apoio administrativo, informática e apuração dos resultados do Censo 2010.

Na realização do Censo, serão desenvolvidas duas etapas primordiais de trabalho: a Pré-coleta e a Coleta de Dados, utilizando centenas de milhares de dispositivos móveis de coleta de mão (os PDAs). A operação da Pré-coleta é a primeira atividade de campo do Censo. Visa atualizar as informações relativas à área de trabalho do recenseador (mapas dos setores censitários e o cadastro de endereços), para a etapa da Coleta de Dados.

Para dar suporte ao trabalho da Pré-coleta, o IBGE desenvolveu um aplicativo que roda no dispositivo de mão, em Windows Mobile. Em Rio Claro (SP), local onde foi realizado uma edição experimental do Censo, apliquei uma série de testes de usabilidade e entrevistas com o apoio dos usuários-finais, para avaliar a adequação e facilidade de uso e aprendizado do aplicativo. Com base nos princípios heurísticos de Jakob Nielsen, o aplicativo foi testado e os resultados apresentados no I Encontro de Teste de Software do IBGE (ver slides).

Apresentação realizada no I Encontro de Teste de Software para o Censo Demográfico 2010 / IBGE.

2 comentários

  1. Bernardo Doré · fevereiro 19, 2010

    Luiz, parabéns pelo trabalho!

    Esse aplicativo é o mesmo que foi apresentado no EBAI/08?

    abcs

    Curtir

  2. Luiz Agner · fevereiro 19, 2010

    Oi, Bernardo.
    Não, este aplicativo é específico para a Pré-Coleta do Censo 2010. No EBAI foi apresentado o da PNAD, junto com a Taissa. É o mesmo questionário eletrônico apresentado aqui:
    http://www.agner.com.br/wp-content/uploads/2009/03/ihc2008_8simposiobrasileirofatoreshumanossistemascomputacionais.pdf

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s