Usabilidade pedagógica em pauta

Ultimamente, devido ao trabalho na área de e-learning, tenho me interessado muito por um conceito ainda incipiente no que tange à pesquisa científica, um novo viés da usabilidade – a usabilidade pedagógica.

O conceito difere da usabilidade técnica, já estudado por diversos autores – onde a facilidade de uso e de aprendizado é central. Usabilidade pedagógica pode envolver o estudo de questões complexas, baseadas em paradigmas da Educação.

O pesquisador Nokelainen estabeleceu critérios para mensurar a usabilidade pedagógica de materiais didáticos, com base em estudos empíricos que envolvem as dimensões: controle por parte do aprendiz, atividade do aprendiz, aprendizagem colaborativa, orientação aos objetivos, aplicabilidade, valor agregado, motivação, valor do conhecimento prévio, flexibilidade, e feedback.

Karevaara citou as pesquisas recentes em usabilidade pedagógica. Kukulska-Hulme e Shields, da Open University, mostraram que há quatro camadas na compreensão do conceito de usabilidade pedagógica: a camada contextual, a acadêmica, a geral e a técnica.

– A usabilidade contextual se relaciona a cursos e a disciplinas específicas;
– A usabilidade acadêmica trata de estratégias pedagógicas e questões educacionais;
– A usabilidade geral é comum à maioria dos websites e pressupõe fatores como clareza na navegação e acessibilidade;
– A usabilidade técnica trata de questões objetivas, como links quebrados e capacidade de resposta do computador servidor.

Se o grande desafio da EAD é manter a motivação dos alunos e envolvê-los em processos participativos, afetivos e interativos, o material didático precisa ser auto-explicativo e elaborado de modo a permitir e facilitar aos usuários intervir e controlar o curso da sua aprendizagem. Diante da escassez de metodologias direcionadas à avaliação da usabilidade de interfaces de cursos online, há a necessidade de adaptações e extensões dos métodos existentes de usabilidade.

Cada programa de EAD tem seu próprio leiaute e suas peculiaridades. Isso gera problemas tanto para os alunos quanto para a equipe de produção.

Daí a importância de se desenvolver um método de avaliação da EAD focalizando a usabilidade pedagógica.

6 comentários

  1. ana laura gomes · maio 20, 2009

    super obrigada luiz!
    já a muito venho pensando nisso mas não havia conseguido dar um nome para esta “matéria”.
    ultimamente tenho feitos cursos on-line justamente para investigar como é utilizado este tipo de recurso (ou a ausência dele). fiz especialização em EaD e gosto muito do tema! vou estudar e pesquisar bastante! se achar coisas legais eu te aviso!!
    novamente obrigada!
    bjs, ana laura

    Curtir

  2. Alexandre Bobeda · maio 20, 2009

    Tenho me preocupado ultimamente com o tema em meu trabalho, já que a usabilidade contribui muito para um bom resultado final. Tento pensar meus projetos levando em conta esse fator, embora nem todos os demais ‘stakeholders’ compartilhem das mesmas idéias… Por outro lado, ao desenvolver um projeto de e-learning para pltaformas móveis como o iPhone, vi que se trata de um novo campo no qual a usabilidade e a interação com o usuário, dentro desse tema de EAD, ainda está sendo “descoberto” (inclusive no que se refere a webwriting também, dadas as limitações óbvias de tamanho etc.).

    Curtir

  3. Luiz Agner · maio 20, 2009

    Agradeço os comentários de todos e o link enviado. Vamos ficar em contato para descobrir novos significados e hipóteses para este novo ângulo da usabilidade, e compartilhar as nossas experiências e pesquisas. Acredito que a usabilidade pedagógica seja uma interdisciplina que precisa ser mais compreendida.

    Curtir

  4. Lourdes Martins · agosto 30, 2009

    Oi Luis… eu ia escrever para vc enviar onde leu sobre UP e encontrei os links…
    Para os que acessam aqui deixo o link do artigo do Tricot um françês que me ajudou a entender mais sobre usabilidade pedagógica.
    abraços,
    LM

    Curtir

  5. Luiz Agner · agosto 30, 2009

    Oi, Lourdes.

    Qual é mesmo a url completa do Tricot?
    Já sei, é esta aqui:
    http://pagesperso-orange.fr/andre.tricot/index.html

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s