Ambiente virtual de aprendizagem

Interface gráfica da Escola Virtual

Como os três (agora quatro) leitores deste blog sabem, estou aqui na Escola Nacional de Ciências Estatísticas ajudando na elaboração de um interessante projeto de educação à distância, que pretende treinar e replicar conhecimentos para milhares de entrevistadores dos censos, da PNAD e de outras pesquisas domiciliares de campo.

Ultimamente, temos ralado às voltas com o processo de customização da interface gráfica do software Moodle, com o apoio de uma consultoria especializada na programação do sistema, em linguagem PHP.

O Moodle , para quem não conhece, é um software livre, de apoio à aprendizagem, um Learning Management System (Sistema de gestao da aprendizagem). O programa foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas.

Voltado para programadores e acadêmicos da educação, o Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais que suporta a criação de comunidades on-line, em ambientes voltados para a aprendizagem colaborativa.

Software livre, segundo a Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído. A liberdade é central ao conceito, e se opõe ao conceito de software proprietário.

O governo federal possui um site de discussão sobre o tema em
http://www.softwarelivre.gov.br.

No próximo post, vou falar um pouco sobre a pesquisa que orientou a criação dos ícones gráficos que compõem a interface visual.

2 comentários

  1. A quarta leitora ;-) · junho 8, 2008

    Agner, parabéns pelo novo trabalho. Tenho certeza que será muito útil para o IBGE, pois temos que dar treinamento dos nossos novos sistemas para o Brasil inteiro, em pouco tempo e com poucos recursos. Este projeto vai contribuir muito para nossos objetivos.

    Curtir

  2. Dirceu Macedo · junho 23, 2008

    Olá Luiz!

    Agora também estou acompanhando seu projeto de EAD que parece ser muito interessante, estou em vias de trabalhar em um projeto semelhante utilizando o moodle como plataforma, então para min vai ser muito bom acompanhar o desenrolar de seu projeto.

    Parabéns pelo ótimo blog, saudações cordiais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s