Card sorting na prática

Card sorting - exercício de alunos

Card sorting - exercício de alunos

Conforme disse a arquiteta de informação e autora Christina Wodtke, se você quer que as pessoas encontrem as coisas que procuram, você deve organizar os conteúdos com base no que as pessoas conhecem sobre esses conteúdos.

A organização de uma loja de roupas, por exemplo, deve refletir o modo como as pessoas acham que as roupas são organizadas. As palavras usadas devem refletir as palavras que as pessoas utilizam e o layout do site deve refletir a tarefa de as pessoas comprarem.

Você – como designer – pode ignorar isso e impor um esquema próprio, ou pode aprender sobre como as pessoas percebem o âmago do seu conteúdo e usar isso para ser mais eficaz.

Card sorting é uma técnica para obter dados sobre o modelo mental dos usuários no que diz respeito ao espaço de informação. Faz parte da abordagem centrada no usuário, onde o objetivo é aumentar a probabilidade do usuário encontrar um nó de informação, quando estiver navegando. É uma técnica que pode ser usada no projeto de um site, na criação de uma nova área de um site ou no seu redesign.

Nas fotos, alguns registros do exercício de card sorting realizado pelos meus alunos de usabilidade e arquitetura de informação, na pós em webdesign da UniverCidade, no último sábado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s