“Ergodesign e Arquitetura de Informação – Trabalhando com o Usuário”
(4a. edição, revista e ampliada)
Autor: Luiz Agner
Editora: Senac, 2018
ISBN: 978-85-7756-444-6
Ergodesign é um conceito surgido há pelo menos duas décadas para estabelecer a conexão entre as disciplinas Ergonomia e Design. Essa ideia coloca em foco o usuário e sua relação com uma interface homem-máquina.
Com a expansão do mercado para UX (User eXperience – uma das áreas relacionadas ao ergodesign) surgem diversos tipos de participação possíveis: como consultor, contratado, terceirizado, professor, estagiário ou até servidor público. Isso tudo sem falar na onda das startups.
Em Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário, Luiz Agner cumpriu a função de apresentar uma série de conceitos e ideias novas para os alunos de design, valendo-se do crescente interesse pelo design de interação e UX nas universidades e empresas brasileiras.
Primeira obra em português a tratar do assunto arquitetura de informação com propriedade, esta 4a edição revista e ampliada traz ainda mais conteúdo para o estudante e o profissional de diversas áreas sobre o projeto de sistemas centrado no usuário.
Em breve nas melhores livrarias.
Mas já pode ser encomendado na Amazon. Clique em https://amzn.to/2AIhdHS
Prefácio à 1a. Edição – por Peter Morville
Arquiteto de informação, é como eu me apresento. Organizo sites na internet para usuários encontrarem o que procuram. Essa simples explicação parece funcionar. A metáfora implícita evoca uma visão de plantas (blueprints) e estruturas, criando assim uma ponte entre a experiência física e a digital. E, como usuários, todos sabemos o quanto é fácil se perder em um grande website. Todos conhecemos o valor da findability.*
Decididamente, a prática da arquitetura de informação está longe de ser uma coisa simples. O design de sistemas de busca e navegação que considerem tanto as necessidades do usuário quanto os objetivos das empresas pode ser deveras complexo.
Como construir taxonomias para conteúdos crescentes? Como lidar com pessoas que usam palavras-chave erradas? Como criar um equilíbrio entre usabilidade e estética? Essas são perguntas simples sem respostas universais. Cada site apresenta o próprio desafio.
Ao longo da minha carreira, tive o privilégio de trabalhar em alguns dos sites mais desafiadores e de falar com arquitetos de informação muito experientes em diversos países.
Há pouco tempo, visitei o Brasil. E foi no Rio de Janeiro e em São Paulo que encontrei alguns dos mais inteligentes e mais apaixonados arquitetos de informação que já conheci. Existem poucos, o que é um problema sério. Como pode um grupo de pessoas resolver a rápida expansão das necessidades de uma população de massas? A resposta é simples: eles não conseguirão. O Brasil precisa de mais arquitetos de informação e, assim, de mais designers, de mais profissionais de comunicação e marketing, que compreendam os principais conceitos e as melhores práticas da arquitetura de informação.
A educação é a chave para o sucesso. Somente compartilhando nosso conhecimento podemos ter a esperança de superar a disciplina e de construir uma comunidade. Este notável livro de Luiz Agner é um grande meio de se começar. Compre-o, leia-o, compartilhe-o. Essa é a melhor maneira de se tornar um arquiteto de informação.
– Peter Morville – Autor de Intertwingled, Ambient Findability e coautor de Information Architecture for the Web and Beyond
* Termo utilizado por Peter Morville, que significa “encontrabilidade” ou a facilidade com que uma informação pode ser encontrada.
Prezado, Luiz Agner boa tarde.
Estou interessado em comprar o seu livro (a 3º edição) porém não estou conseguindo encontra-lo na internet. Você pode me dar uma dica de onde comprar aqui no Rio de Janeiro?
Abraços
CurtirCurtir
O meu livro encontra-se esgotado!
Se você o desejar, pode realizar o seu download pelo link informado logo acima.
CurtirCurtir
Estou ansioso para a leitura do seu livro, não consegui compra-lo mas fiz o download, obrigado!
CurtirCurtir
Rey,
Faça bom uso do trabalho!
Estou preparando uma 4a. edição para sair ainda este ano!
Abraços.
CurtirCurtir
Olá! Tentei fazer o download conforme indicado mas retorna página não encontrada. Seria possível você corrigir o link? Muito grata!
CurtirCurtir
Ana:
Obrigado pela sua informação e interesse.
Verifique se o link está OK agora.
CurtirCurtir
Oi! está certinho, muito grata! Este livro é bibliografia do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM. Aguardamos ansiosos a nova edição. Abraços!
CurtirCurtido por 1 pessoa