Metodologia de aula – usabilidade

Foto Aula UniverCidade

Registro – Na aula pós em WebDesign, o primeiro passo foi uma apresentação com as informações gerais sobre o que é o Teste de Usabilidade (veja o slide show em um post anterior). Logo em seguida, aproveitamos o tempo extra com a prática de laboratório inspirada na metodologia dos testes de usabilidade.

A prática poderá incluir: Definir objetivos; Identificar o problema; Definir o tipo de teste; Distribuir os papéis da equipe; Perfil dos usuários-alvo; Redigir cenário e tarefas; Definir benchmarks; Equipamentos e metodologia; Definir métricas e dados qualitativos; Preparar documentos de apoio; Prospectar os participantes; Executar teste piloto; Reavaliar a metodologia e Aplicar os testes pra valer.

Depois, vem a parte mais desafiadora da Análise dos Dados: Compilar e Resumir os Dados; Identificar erros e dificuldades dos participantes; Identificar a fonte dos erros; Priorizar problemas; Gerar Recomendações; Recomendações de maior impacto; Recomendações de curto e longo prazos; Definir áreas para futura pesquisa e Redigir o Relatório.

Nas fotos, alguns takes da pós da UniverCidade, onde a turma põe a mão na massa, avaliando os seus projetos. O tempo é curto para tudo que nos propusemos a fazer. O restante fica pra próxima. Espero que todos tenham gostado. 😉

Foto Aula UniverCidade 2

2 comentários

  1. Lia · junho 12, 2007

    Eu quero fazer essa pós. Onde é??

    Curtir

  2. Luiz Agner · junho 12, 2007

    Lia,
    Esta pós em WebDesign é na UniverCidade (Ipanema, Rio). http://www.univercidade.edu/uc/cursos/pos/escdesign/webdesign.asp

    Curtir

Deixe um comentário